1/04/2024
Depois da tendência predominante de compressão em 2023, as expectativas sobre as vendas e a procura de habitação iniciaram 2024 em assinalável recuperação, conforme mostra o mais recente inquérito de confiança ao mercado residencial português, o Portuguese Housing Market Survey (PHMS).
No caso da procura por parte de novos compradores, passou de um saldo líquido de respostas de -30% em dezembro para +2% em janeiro, o que significa ter entrado em terreno positivo pela primeira vez desde 2022. Em termos de vendas, a leitura respeitante ao volume de vendas acordadas passou de -28% em dezembro para+2% em janeiro, o mesmo se verificando quanto às expetativas de vendas para os próximos 3 meses. Neste caso, o saldo líquido de respostas evoluiu de -19% em dezembro para +7% em janeiro.
Em relação ao momento atual, o saldo líquido de respostas quanto à evolução dos preços atingiu +4%, recuperando face aos -4% de dezembro. Sem prejuízo de sinalizar uma variação residual dos preços no mês em questão, o facto é que o indicador regressa a terreno positivo. Em relação às expetativas para a evolução dos preços a 12 meses, a inversão é bastante assinalável, com o atual saldo líquido de respostas de +28% a contrastar com o de -1% registado em dezembro. Na prática, tal traduz um importante fortalecimento das expetativas quanto a um possível aumento dos preços ao longo deste ano.
Em relação à oferta, o PHMS de janeiro mostra que há uma tendência para a estabilização dos fluxos de novas instruções de venda, mas ainda assim mantendo-se em terreno negativo, atingindo-se um saldo líquido de -5% em janeiro.
Fonte: confidencialimobiliario.com